quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Apesar de Você

 
Apesar de Você
Chico Buarque
1970

"Apesar de Você" é uma canção escrita e originalmente interpretada pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque no ano de 1970, lançada inicialmente como compacto simples naquele mesmo ano.

A canção, por lidar implicitamente com a falta de liberdades durante a Ditadura Militar, foi proibida de ser executada pelas rádios brasileiras pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici. No entanto, seria liberada oito anos mais tarde, durante o final do governo de Ernesto Geisel. Além disso, a cantora Clara Nunes, que regravou a canção sem saber de seu tema implícito, viu-se obrigada a se apresentar nas Olimpíadas do Exército de 1971 para compensar o mal-entendido.

Antecedentes

Em março de 1970, Chico Buarque retornou ao Brasil após um auto-exílio de mais de um ano na Itália. Seu retorno foi influenciado por André Midani, diretor de sua gravadora, a Philips, que lhe assegurou "estar melhorando a situação no Brasil". No entanto, a realidade encontrada pelo cantor era bem diferente daquela descrita nas cartas de André Midani.

A tortura e o desaparecimento de pessoas contrárias ao Regime Militar eram frequentes, assim como o ufanismo presente em adesivos de carros como "Brasil, Ame-o Ou Deixe-o" e "Ninguém segura esse País", e em algumas canções populares como "Pra Frente Brasil", que só foi agravado pela conquista do tricampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 1970.

O cantor externou seu desapontamento na canção, onde a crítica à Ditadura Militar era disfarçada como uma briga entre namorados. Ao enviar a canção para o departamento de censura, Chico Buarque imaginou que a letra da canção seria vetada, mas acabou sendo liberada.

Recepção

A canção foi lançada no formato compacto simples e atingiu a marca de cem mil cópias vendidas. Além disso, o samba estourou nas rádios de todo o país. A canção virou mania nacional e acabou sendo regravada por Clara Nunes em 07/01/1971. Ela também acreditava que a letra da canção se tratava de uma briga entre namorados.

Discurso do deputado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Lisâneas Maciel, em 1970 na Câmara dos Deputados, sobre a censura feita a canção "Apesar de Você".
Censura

Em fevereiro de 1971, o jornalista Sebastião Nery, do Tribuna da Imprensa, publicou uma nota em sua coluna dizendo que seu filho e os colegas dele cantavam "Apesar de Você" como se estivessem cantando o Hino Nacional Brasileiro. Como resultado, Sebastião Nery foi chamado para depor na polícia. Semanas depois, a execução pública da canção foi vetada pelo governo, que finalmente compreendeu sua mensagem. Os oficiais do Regime Militar invadiram a sede da Philips e destruíram as cópias restantes do disco. O censor que aprovou a canção também foi punido. Os oficiais do governo, no entanto, não destruíram a matriz, o que possibilitou a reedição da versão original da gravação. Num interrogatório, Chico Buarque foi indagado sobre quem era o "você" da letra da canção, e ele respondeu: "É uma mulher muito mandona, muito autoritária!".

A censura de "Apesar de Você" teve um impacto negativo no relacionamento entre Chico Buarque e os censores, que duraria até o final da ditadura. Chico Buarque seria implacavelmente marcado pelos censores, sofrendo suas letras as mais absurdas rejeições. A situação chegou ao ponto de ele se disfarçar, sob os pseudônimos de Julinho da Adelaide e Leonel Paiva, para aprovar três composições, uma das quais, "Acorda Amor", foi incluída no LP "Sinal Fechado" de 1974.

Descoberta a farsa, a censura criou novas exigências: Toda letra apresentada teria que ser acompanhada de cópias da carteira de identidade e do CPF do compositor.

Devido à censura, a canção só seria incluída num álbum do cantor em 1978, quando foi lançada como última faixa de "Chico Buarque" (1978).

Consequências Para Clara Nunes

De maneira semelhante, o presidente da Odeon, Henry Jessen, que era advogado, foi intimado para dar explicações sobre as intenções de Clara Nunes ao regravar a canção. Henry Jessen, que mantinha um ótimo relacionamento com os militares, fez um acordo com o governo para colocar um fim ao mal-entendido e provar que Clara Nunes não teve qualquer intenção político-partidária ao regravar "Apesar de Você". Ficou combinado que a cantora gravaria, num compacto simples, o "Hino das Olimpíadas do Exército", composto por Miguel Gustavo, publicitário responsável por "Pra Frente, Brasil". Também interpretaria a canção na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Exército de 1971 em Belo Horizonte. Clara Nunes se apresentou ao lado de Luiz Cláudio, que não esteve ciente do motivo pelo qual seria acompanhado pela cantora.

Assim como Clara Nunes, outros artistas se viram obrigados a fazer publicidade para o governo. Em 1972, Elis Regina foi convocada pelos militares para cantar o Hino Nacional durante as festividades do sesquicentenário da Independência. Isto porque havia declarado à imprensa holandesa que o Brasil era governado por "gorilas". Temendo represálias, aceitou o "convite".

Regravações

Além de Clara Nunes, a canção também seria regravada mais tarde por Maria Bethânia, Benito Di Paula e Beth Carvalho.



Apesar de Você

Amanhã vai ser outro dia! (3x) 

Hoje você é quem manda falou, tá falado não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão, viu?
Você que inventou esse Estado, inventou de inventar toda escuridão.
Você que inventou o pecado esqueceu-se de inventar o perdão.

Apesar de você amanhã há de ser outro dia. (Coro)

Eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia?
Como vai proibir quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando e a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento esse meu sofrimento vou cobrar com juros, juro!
Todo esse amor reprimido, esse grito contido, esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza agora tenha a fineza de "desinventar".
Você vai pagar, e é dobrado, cada lágrima rolada nesse meu penar.

Apesar de você amanhã há de ser outro dia. (Coro)

Ainda pago pra ver o jardim florescer qual você não queria.
Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença.
E eu vou morrer de rir que esse dia há de vir antes do que você pensa.

Apesar de você!!!

Apesar de você amanhã há de ser outro dia. (Coro)

Você vai ter que ver a manhã renascer e esbanjar poesia.
Como vai se explicar vendo o céu clarear, de repente, impunemente?
Como vai abafar nosso coro a cantar na sua frente?

Apesar de você!!!

Apesar de você amanhã há de ser outro dia. (Coro)

Você vai se dar mal, etc e tal... La, laiá, la laiá, la laiá…

2 comentários: