domingo, 27 de julho de 2014

Esses Moços

Esses Moços
Lupicínio Rodrigues
1948

"Esses Moços" retrata o desencanto amoroso na canção de Lupicínio Rodrigues.

Dizem que Lupicínio Rodrigues é o rei da dor-de-cotovelo, aliás, foi ele quem cunhou a expressão, para quem crava os cotovelos na mesa de um bar, pede uma bebida e chora a perda da pessoa amada.

Como poucos, ele retratou a dor, muitas vezes trechos confessionais de sua própria vida. Mesmo cantando as dores de cotovelo, ele dizia que "é melhor brigar junto do que chorar separado".

Uma das suas músicas que revela maior descrença com o amor é "Esses Moços". Dizem que foi composta depois que seu amigo Hamilton Chaves, então com 22 anos, resolveu casar-se. Lupicínio Rodrigues tentou dissuadi-lo, e aí surgiu então surgiu "Esses Moços".

Os namorados Nilce e Hamilton
Vamos a história:

Hamilton e Nilce começaram a namorar em 1944. Ela se formava em Música, pela Escola de Belas Artes, e no baile de formatura eles dançaram uma vez, depois mais uma, depois uma terceira… Como todos os namorados da época, passeavam na Rua da Praia e tomavam sorvete. Em 1948, o namoro já ia longe e, depois de noivar, o casal cogitava seriamente casar-se.

Foi então que veio o conselho do amigo deles, o compositor Lupicínio Rodrigues, na forma da canção "Esses Moços". Numa primeira e inesperada audição durante a festa de aniversário de HamiltonLupicínio Rodrigues - em pé, no centro da roda de violão - convocou Nilce, deu o tom e disse: "Fiz uma musiquinha pro seu noivo!".

Desconcertada e irritada, Nilce confessaria anos mais tarde ao repórter Eduardo Veras:

"Fiquei furiosa! Eu querendo casar, e o Lupicínio me vem com essa… Quando ele terminou, me aproximei dele e só consegui dizer: Que ursada, hein?"

Mas o jovem Hamilton, felizmente, era teimoso e não deu ouvidos ao poeta.

O casamento de Hamilton e Nilce, em 1948.
"Esses Moços" parece o lamento de alguém castigado pelas dores do amor ("estas rugas que o amor me deixou"), que tenta alertar àqueles que pretendem vivenciar esse amor romântico que eles "deixam o céu, por ser escuro", e "vão ao inferno, à procura de luz". O eu-lírico, que neste caso, parece personificado no próprio Lupicínio Rodrigues, diz que já sonhou, já amou, e tudo o que lhe restou foram mágoas guardadas, de um sofrimento que passou pelos olhos, destruiu-lhe os sonhos e corrompeu-lhe o sangue.

"Esses Moços" é uma música pessimista. Quem ouvi-la com a frieza necessária, verá o lirismo e a beleza da canção. Recomendada para quem acaba de ter uma decepção amorosa, e que deve passar longe dos casais apaixonados. Fez sucesso com Francisco Alves, e foi lindamente gravada por Gilberto Gil.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Lupicínio Rodrigues, visite o blog Famosos Que Partiram.



Esses Moços

Esses moços, pobres moços,
ah! Se soubessem o que eu sei.
Não amavam, não passavam,
aquilo que já passei.

Por meu olhos, por meus sonhos,
por meu sangue, tudo enfim.
É que peço a esses moços,
que acreditem em mim.

Se eles julgam que há um lindo futuro,
só o amor nesta vida conduz.
Saibam que deixam o céu por ser escuro,
e vão ao inferno à procura de luz.

Eu também tive nos meus belos dias,
essa mania e muito me custou.
Pois só as mágoas que trago hoje em dia,
e estas rugas o amor me deixou.

Esses moços, pobres moços,
ah! Se soubessem o que eu sei.
Não amavam, não passavam,
aquilo que já passei.

Por meu olhos, por meus sonhos,
por meu sangue, tudo enfim.
É que peço a esses moços,
que acreditem em mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário