domingo, 10 de fevereiro de 2013

O Mundo é Um Moinho

O Mundo é Um Moinho
Cartola
1976

Dos mestres do samba ganhamos, além de muitas composições fantásticas, histórias que não tardam em atiçar a curiosidade dos fãs sobre aventuras, boemia, parcerias, amores, enfim, sobre a vida dos bambas. Todo grande mestre tem, além das verdades escritas nos relatos biográficos, algumas outras histórias que ganham status de lendas ao longo do tempo justamente pelo fato de não haver consenso sobre o que é verdade ou invenção, o que é fato e imaginário. Na vida do mestre Cartola, talvez o maior de todos os bambas, lendário por si só, muitas de suas histórias já viraram verdadeiros mitos nas rodas de samba e entre os amantes do gênero. Uma de suas composições mais fantásticas, "O Mundo é Um Moinho", daria um filme só por conta das histórias em torno de sua criação, sem contar a letra e a melodia, que são fantásticas.

Reza a lenda que Cartola teria feito essa música para sua enteada, filha de Dona Zica, que teria o propósito de sair de casa para se prostituir. Ao ouvir os versos escritos pelo mestre, percebe-se o quão plausível pode ser essa versão da lenda. Contudo, há quem defenda também que a letra de Cartola seja mesmo para a enteada, mas motivada por uma decepção amorosa. E ainda corre a versão de que o bamba mangueirense escreveu essa canção inspirado pela história de amor de um casal que conheceu.

Nos fóruns de discussão espalhados pela internet, há partidários de cada uma das ideias e ainda de outras, com alguns detalhes diferentes e cada um defende com unhas e dentes sua versão.

Recorremos ao pesquisador do samba, o escritor carioca André Diniz, autor dos livros "Almanaque do Samba" e "Almanaque do Choro", entre outros, para saber se a versão mais famosa corresponde a realidade. Qual não foi nossa surpresa ao descobrir que o mito ficou devendo, ao menos até onde as pesquisas de André Diniz puderam apontar.

"Segundo pessoas com quem conversei, incluindo a Nilcemar, que hoje está frente do Instituto Cartola, na Mangueira, a história não condiz com a realidade", contou André Diniz, em resposta por e-mail à nossa dúvida. Contudo, o pesquisador não bateu o martelo sobre qual das versões é a verdadeira e ainda deixou um pensamento que nos deixou tranquilos em não sanar essa dúvida. "É a velha historia do fato e da versão. Se a versão for melhor, que é o caso dessa música, pra que contar o fato? O fato é bom só para os historiadores (risos)", encerrou André Diniz.

Para conhecer mais sobre a vida e obra do cantor, compositor e violonista Cartola, visite o blog Famosos Que Partiram.



O Mundo é Um Moinho

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

3 comentários: