terça-feira, 26 de março de 2013

Modinha Para Gabriela

Modinha Para Gabriela
Dorival Caymmi
1975

"Modinha Para Gabriela" é uma canção composta por Dorival Caymmi em 1975, e que ficou notabilizada na voz de Gal Costa.

Contrariando seus hábitos, o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi concordou em fazer por encomenda o tema de abertura da telenovela "Gabriela", produzida e exibida pela Rede Globo em 1975 e baseada no romance "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado.

A letra e a música foram compostas no apartamento de Dorival Caymmi, em Copacabana, Rio de Janeiro, de uma única sentada, na tarde de 12/03/1975. A letra descreve a liberdade de espírito da protagonista, interpretada pela atriz Sônia Braga, e suas principais características.

Gal Costa foi escolhida para interpretar a canção-tema, que se tornou um grande sucesso na carreira da cantora baiana. O grande sucesso produzido por "Modinha Para Gabriela" inspiraria o álbum "Gal Canta Caymmi", contendo apenas composições de Dorival Caymmi e lançado em 1976.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Dorival Caymmi e Jorge Amado, visite o blog Famosos Que Partiram.



Modinha Para Gabriela

Quando eu vim para esse mundo,
Eu não atinava em nada
Hoje eu sou Gabriela
Gabriela, iê... Meus camarada!

Eu nasci assim, eu cresci assim,
E sou mesmo assim, vou ser sempre assim:
Gabriela, sempre Gabriela!
Quem me batizou, quem me nomeou,
Pouco me importou, é assim que eu sou
Gabriela, sempre Gabriela!

Quando eu vim para esse mundo,
Eu não atinava em nada
Hoje eu sou Gabriela
Gabriela, iê... Meus camarada!

Eu nasci assim, eu cresci assim,
E sou mesmo assim, vou ser sempre assim:
Gabriela, sempre Gabriela!
Quem me batizou, quem me nomeou,
Pouco me importou, é assim que eu sou
Gabriela, sempre Gabriela!

Eu sou sempre igual não desejo o mal
Amo o natural, etc e tal.
Gabriela, sempre Gabriela!

Eu nasci assim, eu cresci assim,
E sou mesmo assim, vou ser sempre assim:
Gabriela, sempre Gabriela!
Quem me batizou, quem me nomeou,
Pouco me importou, é assim que eu sou
Gabriela, sempre Gabriela!

Eu sou sempre igual não desejo o mal
Amo o natural, etc e tal.
Gabriela, sempre Gabriela!



Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. A gravação da Gal é linda.A trilha sonora da novela e o álbum da cantora cantando Caymmi são lindos.

    ResponderExcluir