sábado, 23 de março de 2013

A Flor e o Espinho

A Flor e o Espinho
Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha
1957

"A Flor e o Espinho" é um samba de Nelson Cavaquinho em parceira com Guilherme de Brito, e também participação de Alcides Caminha.

Composta em 1957, com letra de Guilherme de Brito, com também participação da Alcides Caminha, enquanto a melodia é de Nelson Cavaquinho, "A Flor e o Espinho" foi feita durante um encontro na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, entre Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho.

A canção sintetiza o estilo poético/musical da dupla, marcado por um lirismo angustiado, pessimista, em que ressalta uma constante preocupação com a morte e as tragédias da vida.

Foi gravada pela primeira vez naquele mesmo ano, por Raul Moreno, em seu disco lançado pela gravadora Todamérica. Mas a versão não teve sucesso. Somente em 1964, com uma gravação de Elizeth Cardoso para seu disco "Elizeth Sobe o Morro", o samba fez sucesso de público e crítica.

Por conta desse sucesso através da cantora Elizeth Cardoso, muitos informam erroneamente que "A Flor e o Espinho" foi composta em 1964.
    
Em 1973, a canção foi gravada por Nelson Cavaquinho, mas como pot-pourri, para seu álbum homônimo.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Nelson CavaquinhoGuilherme de Brito e Elizeth Cardoso, visite o blog Famosos Que Partiram.



A Flor e o Espinho

Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca flor
Eu só errei quando juntei minh´alma à sua
O sol não pode viver perto da lua

É no espelho que eu vejo a minha mágoa
A minha dor e os meus olhos rasos d´água
Eu na tua vida já fui uma flor
Hoje sou espinho em teu amor


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário