segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ronda

Ronda
Paulo Vanzolini
1945

A música "Ronda" foi composta por Paulo Vanzolini em 1945 e gravada pela primeira vez em 1953, por Inezita Barroso.

Segundo Paulo Vanzolini, Inezita Barroso, muito amiga de sua mulher, foi para o Rio de Janeiro gravar "A Moda da Pinga". A gravação seria num sábado à tarde e o casal foi junto para fazer companhia. Chegando lá, perguntaram a Inezita Barroso que música seria gravada no Lado B do disco. O verso de "A Moda da Pinga" deve ter-lhe subido à cabeça: "A marvada pinga é que me atrapaia...". Àquela altura do campeonato, em pleno sábado, Inezita Barroso podia ser, como é, ainda hoje, conhecedora de um vasto repertório, mas onde conseguiria a autorização do autor? Foi por isso que gravou "Ronda". E, de acordo com o autor, ainda errou a letra na gravação.

Para ela, a história não foi bem assim:

"Eu fui pro Rio de Janeiro gravar 'A Moda da Pinga'. Gostaram muito, e 'do outro lado o quê?' O Paulo Vanzolini estava comigo no Rio de Janeiro, tinha ido fazer um trabalho de zoologia, nós éramos muito amigos e ele foi pro estúdio comigo. Aí ele olhou assim meio pedindo e eu falei: 'Tá bom, do outro lado vai 'Ronda', do Paulo Vanzolini. Aí me perguntaram: 'O que é isso?' Falei: 'É um samba paulista'. Pra que eu falei isso. 'Samba paulista? São Paulo não tem samba!'. Aí o Canhoto, que era o dono do regional que acompanhava, disse: 'Canta aí pra eu ouvir'. Aí eu cantei 'Ronda' e foi aquele sucesso."
(Inezita Barroso)

A letra que Inezita Barroso cantou e que encabeça esta publicação é um pouco diferente daquela eternizada pelas cantoras Márcia e Maria Bethânia.

Paulo Vanzolini teve como inspiração o seu tempo de soldado, quando nos anos 40 (1944-45) servia o Exército na Companhia de Polícias e fazia "rondas" pelas boates de São Paulo atrás de soldados desgarrados. Várias vezes deparou-se com cenas semelhantes às presentes na letra da música.

Além de compositor, Paulo Vanzolini é um zoólogo dos mais conceituados. Ele era diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e uma das maiores autoridades em herptologia do mundo.

Paulo Vanzolini gravou um único LP, em 1981, que recebeu o título de "Paulo Vanzolini Por Ele Mesmo".

Apesar de gravada originalmente por Inezita Barroso na década de 50, o sucesso nacional veio na década de 70 através da magistral interpretação da cantora Márcia.

"Ronda" é considerada como uma das canções-símbolo da cidade de São Paulo. Ela é executada em toda e qualquer casa noturna, basta que alguém pegue um violão e aceite pedidos... e logo aparece "Ronda". Até hoje, consta que "Ronda" é a música mais executada nas noites paulistanas.

"Naquela época, servindo o Exército, eu patrulhava o baixo meretrício. Uma noite, na saída, eu estava tomando um chope ali pela avenida São João, quando vi uma mulher abrindo a porta do bar e olhando para dentro. Imaginei que ela estava procurando o namorado. Ele pensava que era para fazer as pazes, mas o que ela queria era passar fogo nele."
(Paulo Vanzolini)

Paulo Vanzolini 
satiriza essa relação estreita entre "Ronda" e São Paulo:

"Pode uma coisa dessas? Uma música que fala de uma prostituta que procura o amante para matá-lo ser considerada um hino paulista?"
(Paulo Vanzolini)

Mesmo com o sucesso estrondoso da música, Paulo Vanzolini "não gosta" de "Ronda". Mesmo "não gostando" da música, relembra a cada entrevista sua mágoa com Caetano Veloso por ele ter se utilizado da melodia de "Ronda" para compor sua homenagem à São Paulo em "Sampa", que é - ironicamente - outra canção-símbolo da cidade. Caetano Veloso explicou, tempos depois, que se tratava de uma homenagem ao compositor paulista. Paulo Vanzolini ficou ressabiado, mas nunca chegou a acusar oficialmente o autor de "Sampa" por plágio.

Para Paulo Vanzolini, apesar do enorme sucesso, "Ronda" não foi a música que mais lhe rendeu frutos. Esse título ele dedica ao samba gravado por Noite Ilustrada e Jair Rodrigues, "Volta Por Cima". "Ronda" e "Volta Por Cima" encontram-se entre as canções mais executadas do Brasil, rendendo algumas cifras ao compositor, que, com o dinheiro recebido dos direitos autorais dessas canções, montou uma das maiores bibliotecas da América Latina na área de répteis e anfíbios.

Claro que o dinheiro referente aos direitos autorais de "Ronda" não vem das grandes gravadoras, nem, tampouco, das rádios comerciais, mas dos pedidos feitos em guardanapos molhados de lágrimas nos botecos, onde pedem os boêmios de cotovelos doloridos.

"Ronda" esteve presente nas trilhas sonoras da novela: "Bebê a Bordo" (1988) interpretada por Emílio Santiago.



Ronda

De noite eu rondo a cidade
A te procurar sem encontrar
No meio de olhares espio
Em todos os bares você não está
Volto pra casa abatida
Desencantada da vida
O sonho alegria me dá
Nele você está

Ah se eu tivesse
quem bem me quisesse
esse alguém me diria
Desista essa busca é inútil
Eu não desistia

Porém com perfeita paciência
Volto a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando dadinhos
Jogando bilhar
E nesse dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar da
avenida São João.

Ah se eu tivesse
Quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desista essa busca é inútil
Eu não desistia

Porém com perfeita paciência
Volto a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando dadinhos jogando bilhar

E nesse dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar da
Avenida São João


Fonte: Museu da Canção e Portal das Letras

Um comentário:

  1. Um Classico da Musica Popular Brasileira de 60 anos
    do Grande Paulo Vanzolini, foi composta em 1945. gravada 1953 por Inezita Barroso no Lado B do 78 RPM no antigo estudio da Rca na Rua Visconde da Gavea perto da Central do Brasil - Regravado 1977 por Marcia foi um grande sucesso como também pela Maria Bethania em 1979 - Neste ultimo final de abril perdemos o Paulo apos completar 89 anos. Mais o sucesso sera eterno.

    ResponderExcluir